A Expoclassic se supera a cada ano! Em 2011, além do tradicional encontro, onde os pavilhões da FENAC em Novo Hamburgo/RS ficam lotados de preciosidades, tivemos a segunda edição do encontro da marca Cadillac, para o deleite dos visitantes. E mais: ocorreu também, de forma inédita na Expoclassic, a 1ª Classicbus, encontro de caminhões e ônibus antigos, organizado pelo 2º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, um verdadeiro sucesso! A 10ª edição da Expoclassic promete grandes surpresas para 2012. Enquanto esperamos e conferimos a matéria completa na Classic Show 58, que tal darmos uma olhada a mais na seção E+?
Em nossa Loja Virtual
1ª Classicbus 2011
Exposição inédita no Rio Grande do Sul resgata origens do transporte de passageiros.
Aconteceu em Porto Alegre/RS, nas dependências da FIERGS, nos dias 13, 14 e 15 de julho, e na FENAC em Novo Hamburgo/RS, nos dias 15, 16 e 17 de julho, a 1ª Classicbus 2011, uma viagem ao passado.
O projeto, que visa resgatar a origem e a história de empresas e encarroçadoras de ônibus, tendo as pioneiras nascidas no Rio Grande do Sul, como Carrocerias Ott, Cathelli & Hennemann, Carrocerias Nilo (todas de Novo Hamburgo/RS); Carrocerias Piasson e Incasel (ambas de Erechim/RS); Carrocerias Eliziário, Furcare Nimbus e Nicola (estas últimas de Porto Alegre/RS e Caxias do Sul/RS), que hoje estão denominadas como Marcopolo.
O evento contou com patrocínio das empresas Comil Ônibus, tradicional fabricante de ônibus de Erechim/RS; Maxibus, fabricante de ônibus de Caxias do Sul/RS; ATP – Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre; ATM – Associação dos Transportadores Metropolitanos de Passageiros; AGPM – Associação Gaúcha das Pequenas e Médias Empresas de Transportes do RS e Dimelthoz Ind. Eletrônica, além do apoio do SETCERGS, do Veteran Car Club de Novo Hamburgo/RS e da Revista Classic Show.
A Classicbus, além de expor seus clássicos ônibus de diferentes datas, seguindo uma trajetória desde os anos 20, apresentou também toda a tecnologia, sofisticação e design dos dias de hoje, em carrocerias da marca Comil e da Metalbus Maxibus. Escolher a Comil e a Maxibus para traduzir esta linha ao público deve-se ao fato da grande qualidade e durabilidade dos produtos das marcas, aliadas ao forte crescimento e aceitação dos produtos no mercado.
Em Porto Alegre, na FIERGS, o evento ocorreu junto ao 13º Transposul. Lá estavam expostos 12 ônibus antigos e 05 ônibus 0 km, além de um Biarticulado e um caminhão FNM cavalinho. Já em Novo Hamburgo, durante a 9ª Expoclassic, na FENAC, estavam expostos 22 ônibus antigos, 01 ônibus 0 km e 01 caminhão FNM cavalinho, sendo que dois ônibus da Classicbus foram eleitos destaques na premiação proposta pela Associação Gaúcha de Veículos Antigos – AGVA. Trata-se de uma Jardineira Ford 1928 e um Micro-Ônibus Ford 1946 Carroceria Eliziário, da empresa Bento Transportes.
Os eventos contaram com um público de cerca de 30.000 pessoas, além de grandes empresários do setor de passageiros, cargas e representantes das famílias Ott, Hennemann, Piasson e Goulart, todos pioneiros da fabricação de ônibus, com destaque ao Sr. Rosalino Piason em pessoa, hoje com 82 anos, prestigiando o evento. Rosalino foi fundador das Carrocerias Incasel e Piasson de Erechim, estas que hoje são a empresa Comil Ônibus.
Em ambas as etapas do evento destacaram-se diversos ônibus, como o único exemplar das Carrocerias Pilares sobre chassi Mercedes-Benz LP-312 1955, da empresa Fly Bus; a lotação das Carrocerias Grassi sobre Chevrolet 3000 1942, da Benvenuto Turismo; Dodge 1938 do Dindinho Tur; Eliziário Imperador sobre Mercedes-Benz LP-344 da Igreja Braza Zona Norte, totalmente restaurado; o “Cabeção” Eliziário E-3.600R, carro 210 da empresa Hélios de Carazinho/RS, este que na administração antiga da empresa estava atirado sem nenhuma atenção no pátio da empresa, e hoje, graças à Classicbus e a nova administração da empresa Hélios, ele foi totalmente restaurado em 15 dias para a exposição; e o Ônibus Show Room da Dimelthoz, totalmente personalizado para a Classicbus, com diversos sistemas de painéis eletrônicos desenvolvidos pela empresa com sede em Caxias do Sul/RS.
“Embora todos os ônibus tenham vindo rodando pelas estradas, com exceção apenas de um que veio transportado por carreta do Rio de Janeiro, que se trata do veículo da empresa Fly Bus, muitos oriundos do interior como Pelotas, Bento Gonçalves, Alegrete, Porto Xavier, Carazinho, Tramandaí e Erechim, não são carros que rodam diariamente, e sim que ficam em suas garagens repousando e sendo preservados do tempo. E o fato de estarem expostos e ainda de portas abertas para que as pessoas pudessem entrar e ver, vivenciar, tocar e sentir o que a tecnologia e o passar dos tempos nos trouxe de aperfeiçoamento, foi o que contagiou o público e as crianças, fazendo muitos relembrarem de seus anos passados e suas infâncias. Tínhamos uma proposta de fazer uma exposição. Foi-nos colocado o desafio de duas exposições ao mesmo tempo. Honramos nosso compromisso e nosso desafio, e o resultado foi recompensador. Já temos projetos para a 2ª Classicbus 2012, e também estudaremos as propostas dos eventos a que fomos convidados. Todos os empresários que estiverem dispostos a fazer parte da Classicbus, ou até mesmo particulares que tiverem estas relíquias guardadas, por favor, entrem em contato conosco”, diz Marcos Jeremias, Presidente da exposição.
O 2º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro também possui cadastro dos ônibus antigos do interior do Rio Grande do Sul e Capital, que estão à disposição para eventos. Basta apenas entrar em contato e solicitar o veículo desejado. Mais informações pelo e-mail: [email protected] ou pelo fone: (51) 8470-2018.
Confira abaixo fotos inéditas da IX Expoclassic, realizada pelo Veteran Car Club de Novo Hamburgo/RS e com apoio da Revista Classic Show: