Volta e meia chegam até nossa redação histórias de aventuras de leitores a bordo de seus antigos. E um grupo de amigos realizou uma dessas proezas com seus Ford Maverick, denominando esta aventura de Maverick Road 2016. Leia o artigo completo na edição 88 da Revista Classic Show.
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Diário de bordo: Maverick Road
Dia 1
Iniciamos a viagem às 8 horas do dia 19 de junho e nos encontramos na BR-116, onde alinhamos detalhes sobre o destino final. Colamos os adesivos “Maverick Road 2016” nos carros, abastecemos, tiramos as primeiras fotos e caímos na estrada rumo a Belo horizonte pela BR-381. Ótima estrada! Desenvolvemos uma velocidade média de 100 km/h sem problemas. Após o almoço, o primeiro susto. Um dos carros morreu no meio da estrada. Colocamos este no acostamento e, após ser guinchado para o posto mais próximo, constatamos que era uma falha elétrica (mas nada grave). Após um conserto rápido, voltamos à estrada com 2 horas de atraso. Conseguimos chagar a Betim/MG para a primeira parada da viagem.
Dia 2
No dia seguinte, pegamos a estrada em direção a Montes Claros/MG. No meio do trajeto, percebemos no mapa que havia no caminho a Gruta do Maquine, que resolvemos visitar. Ótima pedida! Após a visita, pegamos 10 quilômetros de estrada de terra que nos rendeu algumas das melhores fotos até o momento, porém, após levarmos os carros ao limite de seus motores V8 em um reta, um deles apresentou um ruído estranho no motor. Paramos na cidade de Curvelo, uma cidadezinha no interior de MG, para reparos e revisão. Tivemos a sorte de conseguir um hotel em uma rua com muitas mecânicas e retíficas. Muitos dos mecânicos nos ofereceram ajuda e disponibilidade de utilização dos equipamentos das oficinas.
Dia 3
Ainda presos em Curvelo, reviramos a cidade em busca das peças com problemas. Infelizmente, sem sucesso. Nos tornamos conhecidos nas oficinas mecânicas. Conseguimos contatos com colecionadores de automóveis antigos até em BH, porém não conseguimos fechar negócio. Sem alternativas e após muita negociação, conseguimos que uma alma caridosa trouxesse de ônibus a peça faltante de São Paulo. Tudo dando certo no dia seguinte, estaríamos de volta à estrada. Um agradecimento especial a todas as pessoas do interior de MG que têm essa alma caridosa. Tivemos contato com muitas pessoas em Curvelo e em nenhuma das vezes nos trataram com descaso, pelo contrário, sempre era oferecida ajuda e a simpatia.
Dia 4
Após enfrentar muitas dificuldades e conseguir a peça defeituosa, remontamos o 302 V8 e retornamos à estrada. Tivemos uma agradável surpresa quando nos ofereceram lavagem de cortesia em um dos lava-rápidos da cidade. Realmente o Maverick é um automóvel que mexe com as emoções das pessoas, já é habitual a admiração e curiosidade por onde passamos. Chegando a Montes Claros/MG, já estávamos atrasados no cronograma da viagem. Total de quilômetros rodados: 1.023. No dia seguinte teríamos que chegar a Vitória da Conquista/BA, que é o nosso principal destino no momento.
Dia 5
Saímos de Montes Claros rumo a Vitória da Conquista pela BR-251. Foram 250 quilômetros de péssima estrada, esburacada e cheia de caminhões. Em um dos buracos o filtro de gasolina de um dos carros deu problema. Sorte que tínhamos uma peça sobressalente. Após troca de peças e uma passada em Salinas para comprar a famosa cachaça mineira, percorremos mais 250 quilômetros até Vitória da Conquista. Já eram 1.400 quilômetros de viagem.
Dias 6, 7 e 8
Saímos de Vitória da Conquista/BA para Aracaju/SE. Ótimas estradas e os carros não apresentaram problemas. Fomos recebidos por “Naldo” com seu Maverick vermelho em Aracaju, que estava acompanhando a viagem pelo Facebook, e os relatos de pessoas que nos viram passar pelas estradas. Linda cidade e ótima recepção.
Dia 9
Saímos de Aracaju/SE com destino a Maceió/AL. Passamos por pequenas cidades chamando a atenção das pessoas. Foi engraçado presenciar a felicidade e surpresa das pessoas presenciando a nossa passagem. Quando acenávamos para as pessoas, éramos respondidos a gritos dos mais diversos, como pedidos para acelerar os carros, gritavam MAVERICK, ou faziam referência ao filme “Velozes e Furiosos”. Estávamos nos sentindo verdadeiras personalidades. Após uma verdadeira sessão de fotos pelas pessoas na fila da balsa, atravessamos o Rio São Francisco para o estado de Alagoas. Após passar por lindas paisagens com muitos coqueiros e praias de águas verdes claras, chegamos à cidade de Maceió, paramos os carros na orla da praia e procuramos um hotel para pernoitar.
Dia 10
Saímos de Maceió com destino à praia de Maragogi. Chegamos antes do meio-dia, nos permitindo aproveitar a praia e seus passeios ao recife de corais e lindas paisagens. Quando estávamos procurando um hotel para ficar, um senhor residente da cidade nos ofereceu ajuda e nos informou que era um amante de carros antigos. Ótima recepção. Hoje a parada é em Maragogi/AL, por sinal uma das mais belas praias brasileiras.
Dias 11 e 12
Passamos pela Praia dos Carneiros, Porto de Galinhas e João Pessoa. Um dos carros apresentou problema na bomba de combustível, porém rapidamente resolvido. Tivemos problemas em conseguir estacionamento para deixar os carros à noite, pois estes não permitiam o pernoite dos automóveis, mas um dos donos, ao perceber que estávamos em três Maverick e que éramos de São Paulo, resolveu abrir uma exceção.
Dias 13 e 14
Saímos de João Pessoa rumo a Santa Luzia/PB. Um dos carros apresentou problemas, pequeno atraso, mas conseguimos chegar ao destino final. Dia de preparação dos carros para a apresentação no evento almejado. 3.500 quilômetros percorridos até o momento. Fomos recebidos pelo Fabiano Parra, irmão de um dos integrantes da viagem que organizou a exposição de carros e bicicletas antigas. Ótima recepção, paramos a cidade desfilando com os carros.
Dias 15
Acordamos cedo para ajudar na preparação dos carros. Deixamos estes impecáveis, afinal, 14 dias de estrada os deixaram bem sujinhos. Expomos os carros no evento de carros e bicicletas antigas de Santa Luzia/PB com grande sucesso; a cidade inteira parou para presenciar o evento.
Dias 16 e 17
Saímos de Serra Talhada em direção a Poços de Jorro pela BR-116. Passamos pelo Museu do Cangaço, visitamos familiares em Euclides da Cunha e, graças à insistência de tio Humberto, conhecemos as águas quentes de Jorro. Fomos parados três vezes pela polícia, porém apenas para apreciar os Maverick e a viagem.
Dia 18
Saímos de Tucano em direção a Vitória da Conquista. Um dos carros apresentou problemas; após revisão constatou-se falha na mangueira do hidrovácuo. Trocada, continuamos sem problemas.
Dia 19
Saímos de Vitória da Conquista/BA até Ipatinga/MG. Carros não apresentaram falhas, 650 km rodados nessa data. Total rodado até o momento: 5.200 km, e já com muita saudade de casa.
Dia 20
Último dia da viagem, saímos de Ipatinga/MG com destino a São Paulo; um dos carros apresentou barulho na ignição logo de manhã. Que susto! Após uma revisão rápida, constatamos que este conseguiria completar a viagem. Mais 800 km de estrada pela frente sem nenhuma surpresa.
Foram 20 dias de viagem e mais de 6.300 km percorridos, e exatos 2.743 litros de gasolina. Ficará para sempre na memória as aventuras e emoções que passamos pelo Brasil a bordo dessas máquinas que, mesmo após 40 anos, desfilam pelas estradas ainda sendo admiradas e desejadas.
OBS: Após a chegada em sua residência, o Maverick que apresentou o barulho no motor de ignição não ligou mais.
Confira fotos inéditas desta aventura (créditos: viajantes):