Antes de começarmos, de fato, a falar um pouco sobre este grande veículo brasileiro que marcou gerações, vamos voltar um pouco mais no tempo, no que diz respeito à criação da GM. William C. “Billy” Durant (1861-1947), nascido em Boston, Massachusetts, fora um dos maiores construtores de carruagens de sua época. Tanto que, em 1904, já atuando no setor automotivo, virou gerente-geral da Buick para chegar, mais tarde, à presidência da empresa. Em 1908, “Billy”, contando com a reputação de Louis Chevrolet (1878-1941), um engenheiro mecânico famoso por suas habilidades de pilotagem, fundou a General Motors.
Em 1910, Durant foi forçado a sair da empresa que ele fundou, mas não seria dissuadido de continuar na indústria automobilística em expansão. Ele se reagrupou com outros parceiros, inclusive Chevrolet, para desenvolver um carro novo. Durant acreditava que a reputação de Chevrolet como piloto ajudaria a vender carros, por isso a empresa levou o seu nome. A Chevrolet foi fundada em 1911 e seu primeiro carro, o Series C clássico Six, era bastante confortável e espaçoso.
Apesar do sucesso inicial da empresa, Durant e Chevrolet divergiam sobre a filosofia de produtos da empresa. O abismo entre eles resultou em Durant comprar a participação de Louis Chevrolet na empresa em 1915, dando fim à parceria.
Durant deixou a General Motors em 1920. Ele estabeleceu outra empresa de automóveis e tornou-se um proeminente investidor de Wall Street. O crash da bolsa em 1929 foi fatal para ambos os empreendimentos. Ele foi à falência em 1936. Ele morreu em 1947 e foi enterrado no cemitério de Woodlawn em Bronx, Nova York.
Louis Chevrolet também perdeu a sua fortuna durante a grande depressão. Ele retornou às suas habilidades vocacionais e trabalhou como mecânico em uma fábrica Chevrolet em Detroit. Ele morreu em 1941 e foi sepultado em Indianápolis, perto da famosa pista de corrida, onde ele forjou sua reputação como um piloto destemido e inovador.
General Motors of Brazil S.A.
Em 26 de janeiro de 1925 é registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB). Já no mês seguinte foi instalada, no local, a primeira linha de montagem. Mas só em setembro o Brasil conheceu o primeiro Chevrolet montado no país: um furgão de entregas urbanas.
Passando pela fabricação de veículos militares e material bélico para o esforço de guerra, ônibus, caminhões, pick-ups e até as geladeiras Frigidaire, em 1968 é lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas, projetado em Detroit com forte influência da indústria alemã, baseado no Opel Rekord, no qual seriam aproveitados carroceria e suspensão, além de painel e forrações internas.
O lançamento do Opala, que leva a aliteração dos nomes “Opel” e “Impala”, ocorreu no VI Salão do Automóvel, em 1968, em São Paulo. O carro chegara para ser a sensação do evento, lançado em 2 versões: Opala e Opala De Luxo.
O carro, que marcou gerações de brasileiros durante anos, sairia de linha em abril de 1992, após 23 anos ininterruptos de produção com a marca de quase 1.000.000 de unidades.
Fontes e Fotos: Chevrolet do Brasil / Clássicos do Brasil série Opala / Car
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