O pouco conhecido, pelo menos aqui no Brasil, Kaiser Darrin, ou Kaiser Darrin 161 ou ainda apenas Darrin, é um carro esportivo americano projetado por Howard “Dutch” Darrin e concebido pela Kaiser Motors em 1954. A ideia do projeto era bater de frente com os roadsters europeus que começavam a ser importados para os EUA após a 2ª Guerra Mundial. Outros carros desenvolvidos com esse intuito, por exemplo, foram o Ford Thunderbird, inicialmente de dois lugares, e o Chevrolet Corvette.
Howard “Dutch” Darrin
Essencialmente uma reformulação do compacto Henry J da Kaiser, produzido de 1950 a 1954 pela Kaiser-Frazer Corporation, o Kaiser Darrin foi uma das últimas criações de Dutch, e se destacou como sendo o primeiro carro americano equipado com carroceria em fibra de vidro (ganhando do Corvette por poucos dias) e portas de correr. O protótipo fora apresentado ao público em setembro de 1952 (dois meses antes da GM lançar o Corvette) no Los Angeles Motorama, um evento criado por Robert E. Petersen em 1950 para os entusiastas dos Hot Rods e Custom Cars. No evento, recebera uma crítica positiva da mídia especializada da época, elegendo-o como “o carro esportivo que todos estavam esperando”.
Henry J 1951
Mesmo com um design atraente, o Kaiser Darrin deixava a desejar no quesito potência (perdia, por exemplo, para carros como Alfa Romeo Giulietta Spider e Triumph TR2). Além disso, o alto preço (custava US$ 3.668 na época, mais que os luxuosos Cadillac 62 e Lincoln Capri), a falta de confiança dos consumidores e os desafios dados à concepção do veículo em relação ao seu design (principalmente em relação às portas de correr) resultaram em baixas vendas.
Packard Clipper 1941, também desenho de Darrin
Devido a tudo isso, apenas 435 Darrin e mais seis protótipos foram produzidos. Problemas financeiros, um atraso na produção e ainda uma tempestade de neve, que teria arruinado 50 veículos, conspiraram para que o projeto fosse descontinuado. Dutch teria comprado esses veículos e quaisquer outros que encontrasse no estoque da empresa; também vendeu os carros de seu showroom em Hollywood, na Califórnia; muitos desses carros receberam motorização moderna para melhorar seu desempenho.
O automóvel de número 26, dos 435 Darrin produzidos, será leiloado, sem valor de reserva, pela Barrett-Jackson em outubro deste ano, em Las Vegas.
Fontes e Fotos: Barrett-Jackson / Old Car Advertising / Wikipédia