Gottlieb Daimler era um engenheiro talentoso, mas conservador, e seus parceiros financeiros mais conservadores ainda. Esses parceiros achavam que sua empresa, a Daimler Motoren Gesellschaft (DMG), deveria concentrar sua produção em motores estacionários (aqueles motores utilizados para mover máquinas fixas, como geradores, estações de bombeamento ou outros ferramentais).
No entanto, visionários como eram, Daimler e seu colega Wilhelm Maybach (conhecido na França como o “Rei dos Construtores”) continuaram suas experiências com automóveis, e em 1895 foram capazes de colocar vários modelos em produção. Na época eles tinham cinco motores diferentes, cada um disponível para vários tipos de carrocerias.
Nessa mesma época, Emile Jellinek, um empresário austríaco apaixonado por veículos de corrida, se juntou a Daimler e foi um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da empresa. Tendo corrido em um dos automóveis Daimler da época em 1900, na Nice Automobile Week, Jellinek se decepcionou com o desempenho do carro.
Ele cobrou a fábrica para conceber um veículo mais rápido, com um chassi leve e alimentado por um motor de 35 HP. Em troca, a fim de incentivar a empresa, se comprometeu a encomendar 36 unidades do novo carro, mas também exigiu a franquia de vendas exclusivas para a Austro-Hungria, França, Bélgica e América. Além disso, os veículos deveriam ser nomeados em homenagem a sua filha, Mercedes, de onze anos de idade. A DMG não recusou, e assim nasceu a tão famosa marca alemã.
Mercedes 35 HP
A América se tornou um importante mercado desde que Jellinek obteve sua distribuição. Já em 1904, 1/4 da produção de Mercedes fora lá. O sucesso era tamanho que uma fábrica fora estabelecida nesse ano em Long Island City, Nova Iorque.
Entretanto, após um incêndio nas instalações em 1907, a produção nos EUA cessou. Este veículo em destaque, o Mercedes 22-50PS Town Car, é de produção posterior ao desaparecimento da fábrica. Ou seja, é de se concluir que fora importado em forma de chassi e entregue, em Long Island City, à Brewster & Co. (encarroçadora norte-americana que esteve em atividade de 1810 a 1937), para a instalação de uma carroceria no estilo Town Car. Não há numeração no chassi, mas pelo número do motor chega-se ao ano de 1914.
Depois de passar por vários proprietários, hoje pertence a Howard Fafard, colecionador de Massachusetts, Estados Unidos.
Fonte e fotos: www.coachbuild.com / www.benzinsider.com