O Buick Y-Job com certeza é o mais famoso carro-conceito do mundo, justamente por ser o primeiro nesse quesito. Mas, enquanto o Y-Job era criado por Harley Earl e os designers da recém-criada Divisão de Estilo da GM, a equipe também estava trabalhando em outro projeto, muito maior em escala.
O GM Futurliner (Future, em inglês, escrito sem o “E” para que a GM pudesse registrar a marca) fora criado para transportar a exposição itinerante da GM, a chamada “Parade of Progress” (Parada do Progresso), por todo o país, e 12 desses veículos foram construídos entre 1939 e 1940.
A “Parade of Progress” fora criada pelo diretor de pesquisas da montadora, Charles “Boss” Kettering, com o intuito de levar shows de tecnologia do futuro em turnê pelos EUA, mostrando modernidades como motores a jato, micro-ondas e televisões. Tudo começou em 1936, com oito caminhões Streamliner, que foram substituídos em 1941 pelos Futurliner.
O exterior do Futurliner era repleto de detalhes em art déco; vinha também equipado com oito rodas, quatro em cada eixo, com pneus faixa branca com calotas cromadas, com um friso vermelho grosso ao redor, e ainda o símbolo do átomo gravado no centro.
Uma grande quantidade de peças e placas cromadas estava presente no veículo, tanto no interior como no exterior, ressaltando seu lado tecnológico. O design da cabine, projetado por Raymond Smith, foi inspirado no Boeing Flying Fortress de 1935, embora tenha sido alterado posteriormente, devido ao calor excessivo.
Na frente, as letras GM na cor dourada, sobre um desenho alado na cor branca, chamam muito a atenção.
Embora cada veículo fabricado seja enorme, ele só continha assentos para três pessoas, com o motorista acessando a cabine, de 3 m de altura, através de uma porta localizada à frente da roda dianteira direita. Seu assento é central, com uma cadeira estofada em dois tons. Outros dois bancos estavam localizados na parte traseira da cabine.
A razão pela qual o espaço era limitado é justamente para que esse espaço seja ocupado por suas exibições. Cada Futurliner apresentava uma tecnologia diferente, que iam desde dispositivos, que estariam presentes na cozinha ou sala-de-estar do futuro, até demonstrações científicas. Essas exibições eram feitas nas laterais dos veículos, em duas portas controladas eletricamente.
Em 1939 cada veículo custou US$ 100.000, algo em torno de US$ 1,67 milhão hoje. Após o fim da parada em 1956, a maioria dos Futurliners fora vendida ou doada à polícia de Michigan.
Apesar de seu enorme tamanho, tornando-os difíceis de armazenar, nove dos doze veículos ainda existem. Um deles, o número 11, fora totalmente restaurado e vendido por US$ 4.000.000, com todo o lucro revertido à Fundação das Forças Armadas dos EUA.
Fonte e fotos: www.cardesignnews.com