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Apesar da objetividade das informações enunciadas, obtidas por meio de intensa pesquisa em reportagens de publicações especializadas e consultas a especialistas, por serem automóveis destinados a um público bastante específico, geralmente fabricados sob encomenda, as divergências em relação aos aspectos de originalidade do GT Malzoni e do Puma são imensas, contribuindo para o surgimento de inúmeras dificuldades no tocante à identificação de determinados detalhes, considerados de extrema importância para a realização de uma boa restauração, ou visando a descrever o perfil de determinado veículo como em nosso caso.
A exemplo das variadas opções em acessórios, a pintura da carroceria que podia ser do tipo sólida ou metálica trata-se de outro ponto controverso, tanto em relação ao GT Malzoni quanto ao Puma. Por serem veículos diferenciados produzidos por uma empresa de menor porte, as cores não obedeciam a parâmetros específicos com relação a nomenclaturas, empregadas pelos departamentos de marketing das grandes montadoras. Boa parte dos Puma GT 67 foram pintados em amarelo, numa tonalidade que lembra o amarelo trigo dos Chevrolet brasileiros fabricados em 1975. Outras referências eram o branco glacial, do Galaxie 1967, e vermelho cereja, uma entre as opções dos Volkswagen fabricados entre 1967 e 71, além dos DKW 67, já produzidos sob o mando da marca de Wolfsburg. Alguns Malzoni foram pintados num tom de vermelho, semelhante ao vermelho rubi dos VW 74 e 75, além de cinza prata e azul astral metálicas: com pigmentação clara, esta igualmente estava entre as opções dos Volks brasileiros na década de 1970, embora fosse pouco procurada pelos compradores. Segundo nossas pesquisas, um exemplar do GT Malzoni 1965 nesta tonalidade foi minuciosamente restaurado e enviado para a Alemanha, em novembro de 2009, sendo incorporado ao acervo do museu da Audi, em Ingolstadt, por intermédio da Audi Tradition, divisão responsável pela preservação da história da empresa. Além do logotipo GT Malzoni, típico da linha, neste carro foi fixado, no centro da grade dianteira, um emblema com quatro argolas entrelaçadas, que em tempos passados representavam as divisões do grupo Auto Union, hoje símbolo da Audi, não se tratando, porém, de um item original do veículo, assim como o logotipo que caracterizava os autos DKW, com o dístico AUTO UNION, grafado por extenso sobre uma plaquinha retangular, tendo logo acima o brasão da DKW, destacado por um tom vibrante de verde como cor associada à marca, presente em determinados exemplares do Malzoni provavelmente por escolha pessoal de seus proprietários, em alusão direta à mecânica utilizada no veículo.
Em agosto de 1999, três Malzoni participaram da 25ª edição do Monterey Historic Automobile Races, no circuito de Laguna Seca, nos Estados Unidos. A prova, exclusiva para veículos clássicos de competição, realizada anualmente no autódromo localizado no estado da Califórnia, homenageou em 99 o centenário da criação da Audi, que, como ex-integrante da Auto Union não poderia deixar de exercer direta influência com os veículos de mecânica DKW, justificando a presença dos brasileiros ao encontro, que teve como destaque as famosas Flechas de Prata da Auto Union, que na década de 1930 protagonizaram grandes duelos nas pistas europeias, ao lado das Mercedes Benz e outras marcas de prestígio da época, tornando o GT Malzoni reconhecido internacionalmente entre as maiores criações da indústria automobilística brasileiro.
Além do modelo que chegou às ruas e autódromos, foram construídos outros três protótipos do Malzoni Tipo IV, sendo que, entre estes, foram feitos dois carros com capota do tipo hardtop, equivalente por sua vez a um sedã de três volumes. Uma berlineta construída em fiberglass, mas com portas em aço foi usada por Anísio Campos e Norman Casari, nos 500 Quilômetros da Barra da Tijuca em 1965. Um dos hardtop foi restaurado e pertence ao acervo de Kiko Malzoni, que não mede esforços para preservar a história dos mitológicos clássicos, criados por seu pai nos românticos anos 60.
Eduardo Rodrigues
Revista Classic Show